EDIÇÃO ESPECIAL Caderno de Temas Existenciais

 

ENTREVISTA

 

Entrevista do Psicólogo Jadir Lessa na Rádio Carioca
Psicólogo Jadir Lessa

No dia 27 de agosto de 1997, Dia do Psicólogo, o presidente da SAEP, Psicólogo Jadir Lessa concedeu uma entrevista à diretora da Rádio Carioca, Soraya Moreno, da qual transcrevemos alguns trechos.

Soraya Moreno - Boa tarde, Jadir Lessa.
Jadir Lessa - Boa tarde, Soraya, muito boa tarde ao público da Rádio Carioca. É um prazer muito grande estar falando com vocês.

SM- Fale um pouco sobre o lançamento dos vídeos da SAEP, que temas abordam, como surgiu a idéia de produzi-los e como os interessados podem adquiri-los?

JL - Muitas pessoas ainda não têm acesso à psicoterapia, mas querem saber como é o trabalho do psicólogo e às vezes não têm a iniciativa ou a oportunidade de perguntar. Então nós fizemos várias fitas de vídeo que falam sobre temas que preocupam as pessoas, por exemplo: A Morte como Possibilidade Existencial; Solidão e Abandono. As pessoas se sentem muito carentes, sofrem, se sentem abandonadas, sozinhas, então esses temas certamente são de interesse delas e nós falamos nas fitas sobre como lidar melhor com esses sentimentos, além de ser uma forma do psicólogo ir até as pessoas que não podem ir até o psicólogo. Tem também a Autenticidade: A Base do Poder Pessoal, e a Felicidade como Possibilidade Existencial e A Prática da Psicoterapia Existencial.

S - E como os interessados podem adquirir as fitas?
JL - Ligando para a SAEP (264-8615 ou 567-4420).

S - Vamos falar agora um pouco sobre a Sociedade de Análise Existencial e Psicomaiêutica, a SAEP. Que atividades ela desenvolve?
JL - Basicamente o objetivo da SAEP é divulgar a Psicoterapia Existencial. E nós fazemos isso promovendo palestras e cursos, tanto para o público em geral quanto para psicólogos e estudantes de psicologia. A atividade principal é formar Psicoterapeutas Existenciais. Psicólogos formados e estudantes de Psicologia dos últimos períodos nos procuram e ingressam no Curso de Formação em Psicoterapia Existencial. O curso tem a duração de dois anos e meio e é realizado sempre no segundo Sábado de cada mês aqui no Rio de janeiro e no quarto Sábado de cada mês em Volta Redonda. São os dois locais onde estamos ministrando o curso atualmente, mas existe a possibilidade de ministrá-lo em outros estados também. Vamos iniciar uma nova turma em março de 1998 e as inscrições já estão abertas.

S - Jadir, atualmente existem muitas pessoas que procuram a Psicoterapia existencial para resolver seus problemas?
JL - Existem sim, porque a Psicoterapia existencial é uma abordagem nova que atende a pessoa de uma forma muito próxima, ela fala a linguagem do cliente, ela trabalha temas muito atuais, como eu falei: solidão, abandono, autenticidade, a busca da felicidade, como lidar com a morte são coisas que estão presentes na vida de cada um.

S - Muitas pessoas perguntam, quando começam a fazer o tratamento, se aquilo vai ser para o resto da vida ou se existe um período que cessa, que não há mais esta necessidade?
JL - Você fez uma pergunta muito interessante. Muitas pessoas dizem: "Ah, psicoterapia é um tratamento muito longo, muito demorado...", tomar um tranqüilizante, por exemplo, é uma coisa mais rápida. É um engano. A psicoterapia é um trabalho muito importante e fundamental na vida de cada um de nós, pois prepara para a vida e dura enquanto a pessoa se beneficia. Quanto mais benefícios, quanto mais proveito, quanto mais utilidade na vida prática a psicoterapia está me dando, mais psicoterapia eu quero fazer. Se eu já consegui atingir o meu objetivo, se eu já consegui um nível de vida satisfatório, eu não preciso mais fazer. Então é um investimento que tem o melhor retorno que existe na vida de cada um, porque a pessoa sente os resultados a cada momento, as possibilidades existenciais vão se ampliando.

S - Em quanto tempo você acha que começa a dar resultado?
JL - O resultado já começa hoje porque uma coisa que é muito freqüente é as pessoas não serem ouvidas, as pessoas precisarem de atenção e não terem atenção. Então, se o cliente chega hoje pela primeira vez em meu consultório e é recebido com todo o carinho, com toda a atenção e eu me disponho a ouvi-lo atentamente, a procurar compreendê-lo, a pessoa se sente muito bem. A pessoa que fica 40 ou 50 min. Sendo ouvida já recebe um bem extraordinário! Sentir que a gente se preocupa, se interessa pela vida dela, se interessa pelos problemas dela faz com que a pessoa se sinta muito bem.

S - Bem, Jadir, eu gostaria de agradecer-lhe imensamente a sua participação no nosso programa e gostaria que você repetisse os telefones onde as pessoas podem adquirir os vídeos com os temas existenciais.
JL - Exato. 264-8615 ou 567-4420. Eu gostaria de agradecer o seu convite e gostaria só de lembrar que hoje é o Dia do Psicólogo e aproveitar para parabenizar todos os psicólogos do Brasil, todos que estão ouvindo seu programa. Hoje estamos comemorando 35 anos que a profissão é reconhecida e regulamentada no Brasil.

S - Parabéns para você também Jadir e muito obrigada.
JL - Obrigado, um abraço e uma boa tarde para todos.

Psicólogo Jadir Lessa
Psicoterapeuta Existencial
Autor dos livros Solidão e Liberdade e A Construção do Poder Pessoal

Autor dos seguintes artigos publicados no Jornal Existencial:

A Origem da Psicoterapia Existencial

Solidão e Liberdade 

Humano, Simplesmente Humano

A Felicidade como Possibilidade Existencial 

e.mail: jadirlessa@easyline.com.br


http://www.existencialismo.org.br
http://www.existencialismo.org.br/jornalexistencial


Inscreva-se nos Cursos à Distância da SAEP:

Curso de Introdução ao Existencialismo

Curso Diálogo Maiêutico e Psicoterapia Existencial

Estude sem sair de casa

LIVROS RECOMENDADOS

 

©1999 - Todos os direitos reservados à SAEP - Sociedade de Análise Existencial e Psicomaiêutica Webmaster: Jadir Lessa: jadirlessa@msm.com.br

 

 Rua Conde de Bonfim, 370 Sala 1005 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20520-054 - Tel. (021) 2567-4420, Telefax (021) 2264-8615 e Celular (021) 9323-2129